23 a 25 de Março de 2023  
Foz do Iguaçu

PALESTRANTE

Dra. Francesca Vailati, MD, DMD, MSC

CURRICULUM

Após receber seu diploma de medicina na University of Bari (Itália) em 1996, Dra. Vailati deixou a Europa para estudar Odontologia nos Estados Unidos.

Em 2000, ela recebeu seu diploma em Odontologia da Universidade da Pensilvânia (EUA) e, em 2003, obteve um certificado em Prótese Dentária, juntamente com um diploma de “Master of Science in Denstistry” pela University of Connecticut (EUA).

Retornando à Europa em 2004, ingressou no departamento de Prótese Fixa, chefiada pelo Prof. Urs Belser na Universidade de Genebra (Suíça), onde ela agora é responsável pelo estudo da erosão em Genebra, sob a direção da professora Irena Sailer.
Dra. Vailati mantém um consultório particular em Genebra, dedicado à reabilitação de dentições desgastadas, usando prótese adesiva e Odontologia ADITIVA.

Ela desenvolveu um protocolo, a técnica 3-STEP, que permite que os clínicos enfrentem reabilitações de boca toda de maneira mais previsível. Finalmente, Dra. Vailati criou sua própria academia, a 3-STEP Academy, com diferentes centros na Europa, onde são realizados cursos teórico-práticos sobre Odontologia Aditiva e reabilitação funcional de pacientes afetados por erosão e hábitos parafuncionais.

RESUMO

Diante de pacientes afetados pela degradação das bordas incisais, antes de iniciar qualquer reabilitação protética, deve-se fazer um diagnóstico sobre a origem do desgaste dentário.
Embora a perda da estrutura dentária seja muitas vezes multifatorial, os clínicos devem procurar identificar a causa principal: erosão ou parafunção?

Uma vez que isso tenha sido avaliado, também é possível prever como a dentição restaurada envelhecerá.

Se a erosão for a principal responsável, as restaurações envelhecerão menos do que a dentina e o esmalte; no entanto, se houver hábitos parafuncionais, os pacientes devem ser informados de que as restaurações nunca terão um desempenho melhor do que os dentes intactos naturais e que a manutenção (com base em seu reparo e substituição) será necessária pelo resto da vida do paciente.

3 objetivos de aprendizagem

1) Aprender a identificar os sinais de erosão dentária

2) Conhecer a evolução de dentições não tratadas afetadas pela erosão dentária 

3) Fazer o diagnóstico diferencial entre erosão e hábitos parafuncionais
Flag

Palestra

Diagnóstico do Desgaste Dentário, da Erosão à Parafunção

Patrocínios

Diamond Sponsor

Tokyama Dental

Silver Sponsor

Tokyama Dental

Parceiros

Tokyama DentalTokyama DentalKavoKerKavoKerKavoKerKavoKerKavoKeracteonKavoKer

Contato

FAHL
Rua Visconde do Rio Branco, 1335 – Sala 12 – Curitiba – PR – Brasil, 80420-210

E-mail

fahlcenter@fahl.com.br